Como um software de captura de dados por imagem pode melhorar seu processo digital?

captura de dados
7 minutos para ler

Fazer a captura manual de dados é um processo trabalhoso e oneroso para as empresas. É por isso que, ao redor do mundo, o preço médio da captura de dados sem auxílio de um software nas empresas de setores importantes, como o de investimentos, chega a quatro milhões de dólares anuais. Sendo assim, encontrar formas de fazer a captura de dados de maneira automática ajuda os negócios a serem mais competitivos.

Mas o que exatamente é um software de captura de dados, como ele pode melhorar os processos digitais da sua empresa e por que é uma boa ideia investir nisso? Confira em nosso guia completo sobre o assunto!

O que são os softwares de captura de dados?

Você já deve ter ouvido um termo aparecer com mais frequência nas conversas de negócios: paperless. A tendência mundial guia a maioria das empresas para processos corporativos digitalizados, eliminando a necessidade do uso de papel diariamente dentro das organizações e tornando obsoletos alguns processos corporativos (como o arquivamento e a captura de dados).

Nos últimos anos, as informações empresariais que ficavam armazenadas em documentos, contratos e boletos passaram a ser cada vez mais arquivadas em servidores on e off-premise. Esse processo de digitalização tornou necessária a criação de ferramentas que pudessem ler os dados que as empresas têm de maneira automatizada e inseri-los nos sistemas importantes para o funcionamento da empresa.

Dados bem utilizados passaram a ser aliados de organizações ao redor do mundo, que podem, agora, visualizá-los em processos do cotidiano, que influenciam a tomada de decisões e fazem com que uma empresa seja mais competitiva e eficiente.

Há muitos processos diferentes de captura de dados — preencher formulários é um deles. No entanto, alguns são mais eficientes do que outros, e o processo automatizado de captura de dados com software foi desenvolvido para ajudar a reduzir as taxas de erros e aumentar a agilidade das capturas, liberando tempo na agenda dos seus profissionais para que eles possam lidar com outras demandas do negócio.

Bons processos de captura de dados ajudam empresas não somente a realizarem a análise de forma mais eficiente, mas também a aumentarem a segurança com que protegem a informação de clientes e parceiros, além de dados internos sigilosos. Portanto, é do interesse de todas as organizações encontrar um software de captura de dados que consiga entregar os melhores resultados.

Quais os 5 benefícios dos softwares de captura de dados?

Conseguiu entender qual é o papel do software de captura de dados? Então, é hora de olhar para alguns dos benefícios que essa ferramenta trará para o seu negócio. Confira!

1. Redução de erros manuais e de custos de retrabalho

O primeiro grande benefício dos softwares de captura de dados é a redução de erros e o aumento da precisão quando o assunto está relacionado aos dados do seu negócio. A inserção manual de informações em sistemas é responsável por boa parte dos erros em processos digitais, e eles podem ser tão simples quanto um dígito errado ou um pedido de proporções enormes que gera um prejuízo imediato para o seu negócio.

Trocar para processos de captura de dados por software é uma maneira de evitar que equívocos aconteçam e garantir que os dados armazenados pela sua empresa serão precisos e servirão como ajuda no processo de tomada de decisão.

2. Agilização dos processos empresariais

Outra grande vantagem da inserção de dados automatizada é o quanto ela é ágil em comparação aos processos manuais. Um software não precisa parar para descansar e nem fica menos eficiente ao repetir um processo várias vezes ao dia. O tempo de inserção de dados pode ser calculado e previsto pela sua empresa, e, até mesmo, a digitalização de todos os documentos do negócio pode ser implementada em um curto espaço de tempo.

3. Autonomia para os profissionais

O aumento da agilidade nos processos digitais traz, ainda, um benefício adicional: liberação de tempo para que a sua equipe possa lidar com demandas mais complexas do que a simples inserção de dados em um sistema. Com todo o tempo livre, seus profissionais podem se dedicar a desenvolver uma inovação que realmente fará com que a sua empresa se diferencie dos competidores e seja cada vez mais eficiente.

4. Eliminação de papéis e arquivamentos

Processos digitais são mais eficientes para o negócio em geral, mas automatizar a captura de dados não só faz com que o seu escritório funcione de maneira mais harmônica, mas também possibilita que ele se organize melhor.

Com todo o espaço que os arquivos físicos deixarão de ocupar, dá para repensar o ambiente e criar um espaço de trabalho em que seja mais fácil encontrar informações e em que não é preciso parar tarefas constantemente para fazer o arquivamento adequado de documentos.

5. Economia de dinheiro

Por último, não podemos nos esquecer da economia: guardar arquivos digitais é muito menos oneroso para as empresas do que manter cópias físicas de todos os papéis que precisam estar ao alcance dos colaboradores no dia a dia. Ao fazer a captura digital de dados, a sua empresa ganha mais espaço para armazenar informações e a possibilidade de acessá-las de qualquer lugar, caso escolha guardar seus arquivos na nuvem.

Como mencionamos na introdução deste texto, o processo de captura de dados, muitas vezes, é oneroso demais para as empresas. Isso faz com que elas sejam menos eficientes e tenham menos em caixa para investir na melhoria de processos internos que podem ajudá-las a poupar ainda mais.

Um software de captura de dados fará com que seja mais barato obtê-los e permitirá que o seu negócio se valha deles com maior frequência na tomada de decisões. Com isso, o ROI da captura de dados fica muito maior.

Um bom software de captura de dados ajudará também a sua empresa a melhorar em muitos aspectos. Por isso, considere investir nessa ferramenta a fim de tornar os processos empresariais mais eficientes e economizar no futuro.

Agora que você já conhece todos os benefícios da captura de dados, deve estar se perguntando: “Como aproveitá-los na minha empresa?”. Com a ajuda de uma consultoria especializada, o seu negócio pode ver todas as vantagens dos softwares de captura de dados no dia a dia.

A Agassys® é uma empresa com mais de 20 anos de mercado, especializada não só na captura de dados, mas também no sigilo da informação. Nossos serviços vão da criação de formulários ópticos de pesquisa, passando pelas leituras ópticas, até a disponibilização de sistemas customizados para captura e análise de dados.

Nossa tecnologia inovadora nos permite customizar projetos de dados de acordo com o perfil e a necessidade de cada cliente, o que faz com que as análises obtidas a partir desses dados sejam ainda mais valiosas para a sua empresa. Pronto para começar a repensar como a captura de dados é feita no seu negócio? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Como um software de captura de dados por imagem pode melhorar seu processo digital?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.