Correção de provas: saiba como automatizar o processo!

correção de provas
6 minutos para ler

Nos últimos anos, instituições de ensino vêm revendo a maneira como lidam com tarefas corriqueiras, como a correção de provas, para garantir que seus alunos serão bem atendidos. O uso de tecnologia, como os sistemas de automação de tarefas de gestão escolar e os softwares de correção automática de provas, tem se mostrado muito efetivo para melhorar o aproveitamento nas instituições de ensino.

Mas o que são sistemas de correção automática de provas, como eles funcionam e que benefícios podem trazer para a sua escola? Confira nosso guia completo e saiba por que automatizar as tarefas na sua instituição de ensino é uma boa ideia.

O que é correção automática de provas?

A correção automática de provas é um tipo de automação muito comum nas instituições de ensino. Popularizada no ensino superior e utilizada com bastante frequência em processos de grande porte, como o vestibular, a correção automática faz com que obter resultados de prova seja uma tarefa menos exaustiva e mais ágil.

Comparando os resultados dos cartões de resposta de alunos com os gabaritos oferecidos pelos professores, sistemas de correção automática detectam quantas respostas foram preenchidas corretamente e definem uma nota para cada prova que avaliam.

Como funciona a correção automática de provas?

Existem duas maneiras de fazer a correção automática de provas: utilizando leitores de cartão ou sistemas OMR. Os leitores de cartão foram a primeira solução empresarial desenvolvida para ajudar com a correção de provas e são dispositivos feitos exclusivamente para isso.

Os equipamentos fazem todo o trabalho sozinhos, mas funcionam exclusivamente com cartões pré-impressos vendidos por um número pequeno de marcas que tornam a sua empresa dependente de um número limitado de fornecedores.

Esses cartões pré-impressos são inseridos em uma máquina, que faz a leitura da informação que deve ser sempre preenchida com caneta preta e cobrir a totalidade do campo de leitura. Por isso, os cartões são menos eficientes do que o OMR, afinal, eles tomam muito tempo do aluno no preenchimento do gabarito e tornam o período de provas ainda mais estressante.

Os softwares OMR, por sua vez, podem ser utilizados com qualquer tipo de folha de respostas e são independentes dos formulários pré-impressos. Eles podem ser implementados com equipamentos de que a sua empresa já dispõe, como scanners e multifuncionais, e reconhecem “X”, traços e outros tipos de marcações que vão além do preenchimento da totalidade do cartão.

Basta criar a prova ou o exercício, digitalizar esse material e analisar as respostas dos alunos utilizando o software. Todas as correções serão feitas automaticamente, poupando tempo para alunos e professores.

Hoje, sistemas OMR são preferidos em relação aos leitores de cartão porque oferecem melhor custo-benefício para as instituições de ensino, além de uma implementação facilitada.

Quais as vantagens?

Há muitos benefícios de se fazer a correção automatizada de provas na sua instituição de ensino. Conheça, nos tópicos abaixo, os principais deles!

Eficiência na correção de provas

A maior vantagem da correção automática de provas nas instituições de ensino é o aumento da eficiência. Por mais produtivo que seja, um professor não consegue competir com uma máquina quando o assunto é corrigir provas. Ele sempre será mais devagar do que um equipamento feito com esse intuito.

A correção automática é instantânea e pode ser feita a partir da digitalização de qualquer material. Por isso, ela é mais eficaz do que comparar gabaritos manualmente e vai ajudar o seu negócio a escalar sem deixar de lado a qualidade do ensino que oferece aos alunos.

Redução do erro humano

Quando a correção de provas é feita manualmente, ela está sujeita a erros que não aparecem na correção automática. Por cansaço ou distração, um corretor pode acabar com resultados muito distintos do que vê nos gabaritos, e isso causa transtorno para o aluno (e retrabalho para o professor).

Com a correção automática de provas, o que está no gabarito oficial é o que aparecerá na nota do aluno, e erros de correção podem ser eliminados da rotina da sua instituição de ensino.

Melhoria na relação entre professor e aluno

Erros frequentes na correção de provas ou a demora na entrega dos resultados de um exame podem fragilizar a relação entre professor e aluno. O uso de um software de correção automática elimina os atrasos e a ineficiência dos processos de correção de prova e impacta positivamente a relação entre professor e aluno, mantendo intacta a confiança entre as duas partes.

Software Agassys® OMR — o que é?

Está pensando em implementar um software de correção de provas? Então, você precisa saber como eles funcionam e o que podem fazer pela sua escola ou universidade.

O AGASSYS® OMR é a evolução dos softwares de correção automática de provas e, por isso, é a opção mais atraente para as instituições de ensino que desejam implementar o recurso.

O sistema, feito para funcionar com qualquer recurso digitalizador (scanner ou multifuncional), simplifica o relacionamento das escolas com a tecnologia e garante que elas consigam obter dados comparativamente melhores do que os de leitores de cartão.

Nosso software garante que você poderá criar e imprimir folhas de resposta com qualquer papel que tiver disponível, sem dependência de fornecedores ou de formulários pré-impressos que aumentam o custo das avaliações na sua instituição de ensino. Ele funciona com equipamentos que a sua escola já tem à disposição, como scanners e multifuncionais, e entrega relatórios estatísticos que vão muito além dos resultados de uma avaliação.

Por isso, o AGASSYS® OMR é a melhor solução para fazer o acompanhamento pedagógico dos alunos. Além de gerar resultados automáticos de correção de provas, o sistema ainda alimenta a sua instituição de ensino com dados valiosos sobre o desempenho de alunos para que ela possa otimizar tanto o material didático quanto a metodologia de ensino para atender melhor aos seus estudantes.

Os recursos de correção automática de provas são parte da transformação digital que passa, com cada vez mais frequência, a fazer parte do dia a dia das instituições de ensino. Utilizados em escolas e universidades, eles reduzem a necessidade de pessoal e melhoram o custo-benefício de processos corriqueiros, como a avaliação de estudantes.

A sua escola ainda não utiliza recursos de automação para a correção de provas? É hora de mudar isso. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e conheça melhor o software que vai ajudá-lo com essa tarefa!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “Correção de provas: saiba como automatizar o processo!

  1. Pingback: ActiveSoft

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.