Corrigindo provas com agilidade: quais os principais passos?

7 minutos para ler

Corrigindo provas com agilidade: como a sua instituição de ensino pode obter resultados melhores utilizando um software de leitura por imagem para verificar os gabaritos das suas avaliações?

Toda instituição de ensino, seja ela um cursinho, seja ela uma faculdade, seja ela uma escola, enfrenta um problema constante. É preciso avaliar periodicamente o progresso dos alunos utilizando provas dissertativas e de múltipla escolha para isso, o que gera uma enorme carga de trabalho para os professores fora da sala de aula.

Encontrar maneiras de corrigir provas com agilidade é um constante desafio na vida dos gestores escolares e dos professores. Felizmente, o uso de tecnologia tem criado novas possibilidades para que o processo todo corra de maneira mais fluida e eficiente.

Neste artigo, daremos a você o passo a passo para corrigir provas com agilidade e superar esse desafio. Confira!

Como é feito o processo de correção de provas?

Na maioria das instituições de ensino, o processo de correção de provas acontece da seguinte maneira: professores aplicam uma avaliação e, junto dela, entregam um gabarito que deve ser preenchido com as respostas finais do estudante.

É esse gabarito que é avaliado pelo corpo docente. Ao compará-lo com as respostas certas do exame, o avaliador estabelece uma nota baseada no número de pontos que serão distribuídos naquela avaliação.

O processo inteiro é bastante cansativo, afinal, o profissional deve encarar, às vezes, centenas de gabaritos em uma única sessão de correção e verificar os resultados para garantir que não deixou passar nenhum erro durante o seu trabalho.

A cada semana de provas ou período de avaliação, o professor gasta boa parte do seu tempo pensando nos exames, desenvolvendo os cadernos de resposta e, em seguida, graduando as provas com base nesse gabarito. Isso toma muito tempo que poderia ser aplicado em outras atividades importantes no processo de ensino, como o desenvolvimento de atividades pedagógicas mais efetivas ou a busca por referências e materiais com os quais trabalhar em sala de aula.

Como tornar o processo de correção de provas mais efetivo?

Processos seletivos de grande porte, como vestibulares, em que há um enorme volume de gabaritos para se corrigir, foram os primeiros a adotar a automação para facilitar a geração de notas. Corrigindo provas com sistemas automatizados, professores são capazes de fazer muito mais em menos tempo. Afinal, o processo se resume a criar os gabaritos e a escanear os resultados de cada aluno para que, então, o sistema avalie as respostas do estudante.

No entanto, como funciona esse processo de correção de provas automático e por que ele é vantajoso mesmo em escalas menores, como nas escolas e nos cursinhos? Confira o passo a passo.

Passo 1: crie o gabarito da prova

O primeiro passo para corrigir provas com agilidade é definir o gabarito da sua prova. Se houver mais de um modelo delas (provas tipo A e tipo B, por exemplo, para evitar a cola na sala de aula), lembre-se de criar gabaritos diferentes para cada uma.

Passo 2: insira as informações no sistema

Depois de definidas as respostas de cada tipo de prova, é hora de criar esses gabaritos nos sistemas. Sistemas de correção automática de provas permitem que sejam definidas as respostas de cada questão seguindo uma estrutura de gabarito pré-definida. É ela que o computador utilizará para graduar as provas.

Passo 3: escaneie os cadernos de resposta

Após aplicada a prova, escaneie os cadernos de resposta dos alunos e defina que tipo de prova eles fizeram (se houver tipos diferentes de prova). O sistema se encarregará de fazer a correção e dará uma nota para cada prova submetida.

Quais as vantagens de corrigir provas com mais agilidade?

O uso de um software para correção de provas oferece uma porção de vantagens para as instituições de ensino que optam pelo uso da ferramenta. Confira algumas delas a seguir.

Entrega rápida dos resultados

Entre os benefícios de corrigir provas com mais agilidade, está a entrega rápida dos resultados. Os alunos podem esperar ver como se saíram em cada prova muito antes do que se os professores tivessem que fazer a correção manual do material.

Melhor experiência de usuário

Para os professores, há também um grande benefício. Os sistemas de correção automática de provas são fáceis e intuitivos de se utilizar, o que faz com que o processo de correção seja menos penoso do que quando feito manualmente.

Menor incidência de erros

As provas corrigidas com o uso de ferramentas automatizadas também estão menos propensas a erros manuais (como pular uma linha do gabarito). Com isso, os resultados são mais precisos, uma vantagem para o aluno e para a escola.

Mais dados sobre o ensino

Além disso, é possível obter muito mais dados sobre a evolução de um aluno ao se utilizar leitura por imagem para a correção de provas. Os sistemas geram automaticamente uma porção de informações sobre a performance de cada aluno, que podem ser usadas para melhorar o processo de aprendizagem.

Como escolher um sistema de correção de provas?

Quer mudar a forma como é feita a correção de avaliações na sua escola corrigindo provas com sistemas automatizados? Veja o que você precisa saber para escolher o software mais adequado para as suas necessidades.

Verifique sua demanda

Os leitores de gabarito não trabalham exclusivamente com a correção de provas. Eles podem fazer a leitura de qualquer tipo de formulário em papel. Por isso, verifique se a demanda da sua escola se resume à automação das correções de prova antes de procurar uma solução.

Entenda a ferramenta

Há tipos diferentes de leitores de gabarito. Alguns deles só trabalham com um gabarito pré-definido, que deve ser adquirido junto ao fornecedor. Procure saber como a solução do seu parceiro funciona antes de fechar negócio.

Verifique o grau de segurança da ferramenta

Não se esqueça também de verificar o grau de segurança, ou a precisão da ferramenta. Para que corra tudo bem com a correção de gabaritos automatizada, essa precisão deve estar o mais próximo possível de 100%.

Converse com o fornecedor

O relacionamento entre a sua empresa e o fornecedor do software de correção de provas também será muito importante para o sucesso da implementação. Por isso, converse com o parceiro, tire suas dúvidas e verifique que tipo de suporte ele oferece uma vez que a solução estiver implementada.

Os sistemas automáticos para a correção de provas são um dos parceiros estratégicos da gestão escolar para melhorar a eficácia e a eficiência do processo de avaliação. Corrigindo provas com sistemas automatizados, a sua equipe conseguirá fazer mais em menos tempo, oferecendo maior satisfação para os alunos.

Gostou de entender como é possível corrigir provas com mais agilidade? Siga a Agassys® nas redes sociais e continue acompanhando todas as atualizações do nosso blog. Temos perfis no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.