Leitor de gabarito: para que serve e como escolher?

gabarito
4 minutos para ler

Quanto tempo a sua empresa leva processando e capturando os dados de formulários, cartões de resposta e pesquisas? Muitos negócios já notaram que essa tarefa, além de demorada, é onerosa, e que a automação pode beneficiar os negócios que optarem por ela. Um leitor de gabarito é um equipamento criado especificamente para fazer a captura de dados em formulários, de maneira automatizada e simples.

No entanto, como esses equipamentos funcionam e o que você precisa saber para escolher o melhor do mercado? Confira em nosso guia completo sobre leitor de gabarito.

O que é leitor de gabarito?

Preencher dados de formulários é uma tarefa bastante dispendiosa. O tempo que a sua equipe leva para submeter cada uma das informações, capturadas em papel, para o computador poderia ser mais bem aproveitado com um leitor de gabarito.

O leitor de gabarito é um scanner com um software OMR, que faz a leitura de dados em papel. O nome “leitor de gabarito” vem do fato de que esses equipamentos foram inicialmente desenvolvidos para lidar com formulários específicos, com opções limitadas.

Hoje, os leitores de gabarito fazem mais do que apenas identificar que resposta um candidato escolheu em uma prova de múltipla escolha. Com os avanços em software, cada organização pode criar um gabarito próprio, com tantas opções quanto precisar durante a coleta de dados, e processar as informações com a mesma facilidade com que escanearia uma imagem.

O software identifica os pontos marcados a caneta ou a lápis e processa a resposta em um arquivo digital. Alguns dos benefícios disso são:

  • mais agilidade no processamento de dados;
  • menor incidência de erros na coleta de dados; e
  • redução de custos operacionais.

Como escolher um leitor de gabarito?

Há muitos leitores de gabarito disponíveis no mercado e escolher o seu pode ser um desafio. As dicas abaixo vão ajudá-lo a encontrar o que melhor se encaixa na sua demanda. Confira!

Analise a demanda do seu negócio

Que tipos de formulários a sua empresa precisará processar com um leitor de gabaritos? Entre os diversos modelos no mercado, há aqueles em que é possível customizar cartões de resposta e outros que exigem a compra de formulários prontos. A primeira opção é mais econômica para as empresas e abre o leque de possibilidades para a captura de dados.

Entenda como é feita a digitalização

Cada gabarito utiliza um processo de digitalização e indexação de dados diferente. Entender como os dados são processados em um gabarito vai ajudá-lo a identificar se ele é o ideal para a sua empresa.

Pergunte ao seu fornecedor sobre o software utilizado pelo leitor de gabarito e verifique se ele é compatível com outros equipamentos de que você já dispõe.

Verifique o grau de segurança do leitor de gabarito

Para que a automatização funcione a favor da sua empresa, quanto mais precisa ela for, melhor. Por isso, solicite uma demonstração do seu fornecedor e fale com ele sobre o grau de segurança do leitor de gabarito.

Quanto mais próximas de 100% forem as taxas de sucesso do leitor, melhor investimento ele será.

O leitor de gabarito vai poupar tempo e recursos humanos na sua empresa, transformando a tarefa de captura de dados em algo muito mais simples e intuitivo. A automação é o futuro dos negócios, e, com um leitor de gabarito, a sua empresa pode sair na frente da concorrência.

Pronto para escolher um leitor de gabarito? A Agassys® é autoridade no assunto e tem as tecnologias de captura de dados mais avançadas do mercado. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça nossos produtos!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.