Você sabe o que é uma pesquisa de clima organizacional? Veja!

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Você já ouviu falar da pesquisa de clima organizacional? Esse tipo de pesquisa é um recurso utilizado pelas empresas ao redor do mundo para avaliar suas falhas e estimar o grau de satisfação dos funcionários.

A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta ideal para fazer o mapeamento de percepções dos profissionais de uma empresa, e, a partir dela, é possível não só entender melhor o clima dentro do negócio, mas agir para melhorá-lo.

Em geral, são os departamentos de Recursos Humanos que conduzem as pesquisas de clima organizacional, mas há também consultorias especializadas nesse assunto que, em parceria com o RH, criam questionários personalizados para as necessidades de cada organização.

A personalização é muito importante para o sucesso da pesquisa de clima organizacional, já que ela assegura o melhor diagnóstico possível. Neste artigo, você verá que outros aspectos são importantes para conduzir uma pesquisa de clima organizacional eficaz e como fazer isso. Vamos lá?

Planeje a sua pesquisa de clima organizacional

O primeiro passo para o sucesso da pesquisa de clima organizacional é o planejamento. Nessa etapa, você deverá estabelecer quais são os objetivos da pesquisa e como ela será abordada.

Durante essa fase, é preciso definir:

  • quando é a melhor época para realizar uma pesquisa de clima organizacional;
  • quanto tempo será utilizado para concluir a pesquisa;
  • quem se responsabilizará por aplicar a pesquisa;
  • como os resultados serão avaliados pela equipe de RH;
  • se e como os resultados serão compartilhados com outros colaboradores; e
  • quais os desafios técnicos de criar, distribuir e coletar as respostas na sua pesquisa de clima organizacional.

É apenas após esse planejamento que você poderá começar a pensar nas perguntas da pesquisa de clima organizacional e nas métricas que serão utilizadas para analisá-la.

Escolha as perguntas de acordo com o objetivo

Existem, segundo o modelo de Litwin e Stringer, 9 fatores fundamentais para se avaliar o clima organizacional. Eles são:

  • estrutura;
  • identidade;
  • responsabilidade;
  • desafio;
  • conflito;
  • recompensa;
  • cooperação;
  • relacionamento; e
  • padrões.

As perguntas do seu questionário de clima organizacional devem medir o sentimento das pessoas em relação a cada um desses fatores. Por isso, planeje as suas perguntas de acordo. Alguns exemplos desse tipo de pergunta são:

  • Você se sente recompensado pelo trabalho que desenvolve na organização?
  • Que tipos de desafios são comuns no seu dia a dia?
  • Você tem autonomia para tomar decisões?

Defina metas para a sua pesquisa de clima organizacional

Quais são os seus objetivos com a pesquisa de clima organizacional? Após planejar como ela será feita, é hora de definir as principais metas e métricas que serão observadas ao longo da análise.

É comum que pesquisas de clima organizacional foquem uma destas ações:

  • avaliar a satisfação dos profissionais;
  • prever melhorias no ambiente de trabalho;
  • identificar barreiras de crescimento; e
  • medir como as ações da gestão impactam os colaboradores.

No entanto, a sua pesquisa de clima organizacional pode (e deve) incluir ações que são características exclusivas do seu modelo de negócios. Isso dará ainda mais relevância aos dados, já que eles serão um reflexo de como a sua organização funciona.

Incentive a participação de todos os funcionários

A fim de obter resultados relevantes, uma pesquisa de clima organizacional precisa, acima de tudo, de alta amostragem. É ela que permitirá que você valide os dados da pesquisa dentro do método científico. O ideal é que a sua amostragem inclua todos os funcionários da empresa, mas é possível fazer pesquisas de clima organizacional por departamento para filtrar ainda mais as respostas.

Deixe um dos profissionais encarregado da realização da pesquisa de clima organizacional. Ele deverá organizar quem já respondeu e quem ainda não participou, além de abordar aqueles que não responderam à pesquisa em tempo hábil para que não atrasem o processo.

Defina uma data de conclusão para a pesquisa. Nesse dia, todos os resultados deverão estar disponíveis para a equipe de RH.

Estabeleça uma periodicidade para a aplicação

Para que uma pesquisa de clima organizacional traga resultados, ela precisa se tornar parte da metodologia do seu departamento de RH na hora de avaliar a satisfação dos colaboradores. Por isso, após definir bem o escopo e as métricas relevantes para a sua pesquisa, você deverá traçar um calendário para que ela volte a ocorrer.

Fazer novamente a pesquisa de clima organizacional, com periodicidade anual ou semestral, vai ajudá-lo a verificar se as ações implementadas a partir dela estão funcionando a favor do negócio.

Compile a documentação da sua pesquisa e, se necessário, após cada aplicação, faça ajustes na metodologia. Insira novas perguntas e remova aquelas que já não trazem os insights necessários para o departamento de Recursos Humanos e observe como os profissionais reagem à pesquisa de clima organizacional para melhorá-la a cada aplicação.

Compile os dados para a análise

Por último, após aplicar a pesquisa de clima organizacional, é hora de verificar que dados ela trouxe para o conhecimento da empresa. Para isso, será preciso compilar as respostas e organizá-las em planilhas e gráficos de fácil entendimento. Assim, você terá facilidade para fazer a leitura das informações e implementar mudanças a partir do que aprendeu com a sua pesquisa de clima organizacional.

Se a sua empresa utiliza outros softwares de análise de dados, como plataformas de BI, ela pode utilizá-los para entender melhor os resultados da pesquisa e compará-los com o de pesquisas anteriores e futuras.

Cada empresa tem suas particularidades e, por isso, moldar a pesquisa de clima organizacional para que ela reflita missão, visão e valores do negócio e consiga trazer os dados mais relevantes para o time de RH é fundamental. 

Por isso, criar questionários específicos com foco nos objetivos de médio e longo prazo da empresa é a maneira mais certeira de garantir que a pesquisa de clima organizacional será bem-sucedida. 

Uma consultoria especializada o ajudará a fazer exatamente isto: entender como os seus profissionais contribuem para a organização, compreender os problemas de performance que ela tem hoje e traduzir tudo isso em perguntas que gerarão dados de alto valor agregado a partir da sua pesquisa.

Consultorias especializadas ainda têm mais alguns benefícios. Pela experiência de que dispõem na realização de uma pesquisa de clima organizacional, elas conseguem montar questionários personalizados para múltiplos clientes, com altas taxas de retorno e excelente custo-benefício.

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