Software de correção de provas: conheça os principais benefícios!

6 minutos para ler

Um dos principais recursos para a avaliação de estudantes em qualquer sistema de ensino é a correção de provas. Revisar as respostas dadas pelos alunos e pontuá-las é a maneira mais fácil de quantificar o quão bem eles estão se saindo em cada matéria e de descobrir quais deles precisam de reforço para compreender os conteúdos. 

Todo o processo, porém, é longo, demorado e menos eficiente e preciso quando feito à mão. Por isso, determinadas alternativas, como o software de correção de provas, foram criadas para melhorar a eficiência do processo avaliativo.

Há, porém, uma série de outros benefícios em apostar no software de correção de provas. Afinal, essa alternativa é mais precisa do que a correção manual. Neste artigo, você verá quais são todos os benefícios do software de correção de provas e como escolher a tecnologia certa para a sua instituição de ensino. Confira!

O que é um software de correção de provas?

O software de correção de provas é um sistema criado especificamente para fazer a leitura de informações no papel e compará-las com um gabarito.

Utilizando scanners desenvolvidos exclusivamente para essa atividade, ou scanners comuns combinados com um software de leitura de dados por imagem, essas aplicações conseguem identificar as respostas marcadas em uma folha de questões e distinguir aquelas que estão corretas.

Os softwares de correção de provas encurtam um processo normalmente demorado e são usados no sistema avaliativo das escolas e das universidades para garantir precisão e agilidade na hora de dar notas às provas.

Quais os benefícios dos softwares de correção de provas?

As avaliações representam um processo recorrente nas escolas, nas faculdades e nos cursinhos. Elas são parte importante do processo de ensino porque funcionam para diagnosticar o quão bem foi compreendido um conteúdo dado em sala de aula.

Embora notas boas não sejam o único objetivo do processo de aprendizado, elas fazem parte da forma como as aulas são estruturadas e representam uma métrica importante não só para os alunos, mas também para os professores e administradores das instituições de ensino. 

Abaixo, você conferirá por que o uso de um software de correção de provas é um facilitador e tanto para a rotina desses profissionais. Descubra!

Mais agilidade na entrega das notas

O primeiro e maior benefício no uso de um software de correção de provas é a agilidade que ele traz para todo o processo. Automatizar a revisão de gabaritos fará com que a sua instituição de ensino consiga entregar resultados mais rapidamente, o que aumenta a satisfação dos alunos e reduz alguns fatores, como a ansiedade pela espera dos resultados.

Maior precisão nas correções

Além de serem mais ágeis do que as correções manuais, os softwares de correção oferecem um benefício adicional: eles são muito mais precisos. Enquanto um professor cansado pode cometer erros devido ao grande volume de provas que corrigiu recentemente, ou mesmo porque pulou uma questão do gabarito, os softwares oferecem níveis de acerto constantes e elevados.

Mais organização na correção de provas

Você tem dificuldade de manter um calendário de resultados de provas e de disponibilizar as notas das avaliações no prazo certo? Uma ferramenta de correção de provas vai ajudá-lo a estar em dia com os retornos das avaliações, organizando quando a sua escola, o seu cursinho ou a sua faculdade entrega os resultados das provas para os estudantes.

Acesso a métricas relevantes para a instituição de ensino

Outro grande benefício do uso de um software para correção de provas é o acesso fácil a métricas relevantes para estimar a qualidade do ensino em uma instituição. É que, além de avaliarem e pontuarem os cadernos de resposta, os softwares geram dados importantes sobre o progresso de um aluno em determinada disciplina e em todas as matérias que faz na escola.

Analisando esses dados, gestores e professores conseguem verificar a qualidade das questões aplicadas aos alunos, do ensino que eles recebem todos os dias e o quanto evoluíram ao longo de um período letivo. Todas essas informações podem ser utilizadas no semestre seguinte para otimizar o processo de ensino e integrar novas atividades pedagógicas que reflitam melhor nos resultados de prova dos estudantes.

Segurança no armazenamento dos dados

Armazenar digitalmente os resultados de prova da sua instituição de ensino com segurança é outro benefício incrível dos softwares de correção de provas. Os resultados podem ser criptografados e armazenados tanto localmente (nos dispositivos da escola, do cursinho ou da faculdade) quanto na nuvem, para serem acessados apenas pelo pessoal autorizado mediante login e senha.

Como escolher um software de correção de provas?

Agora que você já sabe o que é um software de correção de provas e como o recurso funciona, que tal aprender tudo que é necessário saber para escolher o software certo? Confira nossas dicas para não errar na compra desses sistemas.

Avalie o tipo de software

Há tipos distintos de software de correção de provas disponíveis no mercado. Alguns deles só funcionam com gabaritos pré-impressos, vendidos separadamente pela empresa que criou o software de correção. Outros fazem a leitura de qualquer gabarito criado utilizando a ferramenta.

Considere esses fatores na hora de calcular o custo-benefício da solução. Escolher o software errado pode tornar o recurso oneroso e fazer com que ele deixe de ser usado pela sua equipe de ensino no longo prazo.

Procure um fornecedor de confiança

O fornecedor do software de correção de provas escolhido pela sua instituição de ensino é muito importante para que a implementação dessa tecnologia seja um sucesso. Por isso, verifique que tipo de suporte ele oferece para quem utiliza o software e dê preferência para aqueles que ofertam soluções completas de processamento de dados.

Cada vez mais, a tecnologia está integrada ao nosso dia a dia, seja no trabalho, seja na faculdade, seja na hora de nos divertirmos. Integrar recursos, como o software de correção de provas, entre aqueles utilizados pela sua instituição de ensino fará com que os seus professores tenham mais facilidade na hora de pontuar os alunos e com que os estudantes se sintam mais satisfeitos com a velocidade em que recebem suas notas.

Portanto, considere os benefícios que conheceu aqui e as dicas para escolher um software de correção de provas e dê o próximo passo. Fale agora mesmo com a equipe da Agassys® e conheça a nossa solução!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.